Já passamos de 5 meses desde que o coronavírus chegou ao Brasil, quase 1 ano desde que a pandemia teve início na China, e os médicos e pesquisadores de diversos países seguem procurando conhecer melhor a doença que assola o mundo e o vírus causador dela, na esperança de desenvolvimento de uma vacina eficaz contra ele. Mesmo que a passos lentos, muitos avanços já foram feitos, e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente existem 166 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento, entre elas 24 que estão em fase clínica (teste em seres humanos).
Os 3 momentos da fase clínica
A fase clínica, que consiste no teste em seres humanos, possui 3 momentos dentro dela, chamadas de fase 1, 2 e 3. A diferença entre elas basicamente consiste na quantidade de pessoas submetidas ao teste, sendo que na primeira fase os testes são feitos em um número bastante limitado de pessoas, enquanto que na fase 3 esse número se expande para milhares de pessoas, também chamado de teste em larga escala.
As vacinas mais promissoras até o momento
Até o momento em que este artigo foi escrito, 3 das vacinas mais promissoras ainda estão nas fases iniciais de testes clínicos (ou seja, fase 1 e 2), e precisam ainda passar pela fase de testes em larga escala para que haja avaliação definitiva de sua eficácia e segurança. Após aprovadas nessa fase, essas 3 vacinas que estão sendo desenvolvidas pelo Reino Unido, China, Estados Unidos e Alemanha podem então receber um registro sanitário.
Apesar de sabermos que algumas vezes as fases de teste clínico podem demorar anos para se concretizarem, podemos enxergar uma luz no fim do túnel ao ver como os avanços nos estudos e testes em busca da vacina contra o Covid-19 têm acontecido de forma bastante satisfatória, e temos esperança de em breve receber notícias ainda melhores!